Marmita Fit: Como lucrar nesse nicho?

Como montar marmita fit e lucrar muito?

O ramo de marmita fit tem se expandido a cada dia mais, por isso, abrir um negócio de marmitex é uma ideia que tem grandes chances de dar certo.

Porém, para ter sucesso é preciso seguir etapas desde a legalização do local até a entrega por delivery. 

E claro, inovar no cardápio para conquistar e fidelizar clientes. O consumidor de comida fitness está acostumado com pratos ricos em proteína, vegetais e saladas, mas pode enjoar do sabor se o cardápio for sempre o mesmo.

Pensando nisso, a Saipos preparou este artigo explicando como montar marmita fit e lucrar muito. Confira o que será abordado:

Antes de continuar lendo, que tal aprender como deixar seu restaurante mais eficiente? Aperte no banner e baixe o nosso e-book de forma 100% gratuita!

Saiba como tornar seu restaurante mais eficiente - Sistema para Restaurante Saipos

Como montar marmita fit?

Para elaborar um cardápio que agrade a todos na sua marmitaria, é preciso entender uma coisa: 

Serão feitas marmitas congeladas para quem adquirir os combos, mas é mais adequado vender refeições frescas para quem fizer a compra para consumir na hora.

Então, para os combos, é necessário um menu diferente para cada dia da semana, levando em consideração que alguns alimentos não congelam bem e acabam não ficando tão saborosos.

Abaixo, veja algumas sugestões de cardápio de almoço semanal.

 

Segunda- feira

Terça-feira

Quarta-feira

Quinta-feira

Sexta-feira

Panqueca de couve com guisado de carne bovina  Filé de frango grelhado Carne bovina de panela Atum ralado com molho vermelho Strogonoff Light
Purê de batata doce Quinoa cozida Purê de mandioquinha Macarrão integral  Empada de brócolis low carb
Molho de tomate fresco Brócolis com molho branco light Salada mix de cenoura e beterraba ralada Salada de pepino, tomate e repolho ralado Arroz integral com brócolis
Salada de folhas verdes com ricota e tomate cereja Refogado de abobrinha Farofa de castanhas Refogado de abóbora com milho Salada mix de folhas 

 

Esta sugestão de cardápio semanal marmitex é bastante saborosa e rica em nutrientes.

É sempre uma boa ideia inserir uma novidade no cardápio, apenas tendo o cuidado de pedir um feedback para avaliar se as mudanças agradaram os clientes.

Quando se fala em comida fit, deve-se entender que nem sempre as dietas são iguais. 

Cada pessoa precisa de uma quantidade diferente de nutrientes, mas, na maioria das vezes, a marmita se divide em: 25% de proteína, 25% de carboidratos e 50% de legumes e vegetais.

No entanto, algumas pessoas evitam ao máximo os carboidratos, uma especificidade definida para contribuir com ganho de músculos e perda de peso.

Por isso, é importante oferecer essas opções no seu cardápio. Mas para isso, é necessário ter conhecimento sobre o assunto.

Como montar marmita fit para congelar?

É importante escolher receitas que podem ser congeladas, ou seja, que fiquem saborosas mesmo sendo esquentadas.

Ovo, queijo e salada, não são alimentos que tem um bom congelamento, pois não ficam tão gostosos quanto quando são feitos na hora.

Além disso, não esqueça de deixar a comida esfriar antes de colocá-la no congelador para que o processo ocorra da forma correta.

Ao longo do conteúdo disponibilizamos um e-book com todos os detalhes sobre o processo de congelamento de alimentos.

O que não pode faltar na marmita fit?

Como já foi dito no artigo, é necessário inovar no momento de aprender como montar marmita fit, para não cair na mesmice.

No entanto, existem alguns ingredientes que não podem faltar durante a montagem. São eles as proteínas, os carboidratos e os legumes, verduras e hortaliças.

Esses itens possuem diversas opções para serem escolhidas, variando para que o cliente não enjoe das marmitas.

Separamos na tabela abaixo alguns exemplos desses alimentos tradicionais na marmitex. Confira:

O que não pode faltar

Exemplo

Alimentos ricos em proteína

Ovos

Peixes

Carnes brancas

Soja

Amêndoas

Chia 

Carboidratos

Arroz integral

Macarrão integral

Mandioquinha

Hortaliças, verduras ou legumes

Alface

Rúcula

Milho

Ervilha

Alho Poró

Cenoura

Tomate

Abobrinha

Além da preocupação com a escolha dos ingredientes, você também deve prestar atenção com a conservação de alimentos. 

Para ajudar nisso, a Saipos preparou um material exclusivo com dicas de como conservar os alimentos. Aperte no banner abaixo para baixar grátis.

Conheça os alimentos substitutos

Mesmo aderindo a dieta fit, a grande maioria das pessoas tem dificuldade em abrir mão totalmente de alguns produtos.

Por isso, é importante encontrar os melhores substitutos para cada ingrediente. Abaixo, montamos uma lista com alguns alimentos que cumprem muito bem essa demanda. Veja

Açúcar por mel

As calorias do mel não diferem muito das do açúcar. A diferença é que, ao contrário dele, o mel não é uma caloria vazia.


Ele possui propriedade antioxidante, fortalece a imunidade, problemas digestivos e antissépticos. 


Mas para quem tem alergia ao mel, existem outras opções muito boas, como o açúcar de coco, xilitol e stevia. 

Arroz por quinoa

A quinoa é rica em ômega 3, fibras e proteínas, por isso, é perfeita para auxiliar em problemas cardiovasculares.


Para preparar, é muito simples. A receita é praticamente igual à de arroz comum, apenas precisando que os grãos sejam levados para o cozimento com 2 xícaras de água para 1 de quinoa.

Macarrão por abobrinha

É muito difícil abrir mão do bom e velho macarrão, não é  mesmo? Por isso, uma ótima opção é utilizar a abobrinha para substituir a massa. 


Para preparar, o processo é bem simples. Basta ralar o alimento (existem raladores específicos para isso) e refogar com os temperos que desejar. O sabor é ótimo e as calorias são mínimas.

Chocolate ao leite por chocolate 70%

Todo mundo sente vontade de comer chocolate de vez em quando, né? Mas sabe-se que ele é um vilão por conta das calorias, açúcar e leite.


Já os chocolates amargos, são feitos com grande quantidade de massa de cacau. Assim, ele se torna mais puro e menos calórico.


Por isso, utilize também ingrediente nas receitas, principalmente nas sobremesas.

Como deve ser uma refeição low carb para marmita fit?

Para entender como montar uma marmita fitness low carb é preciso entender que essa dieta, como o nome já diz, precisa reduzir significativamente a quantidade de carboidratos.

Mas esse tipo de alimento é muito importante para a saúde física de qualquer organismo. Por isso, cortá-lo completamente não é recomendado

A grande maioria das dietas param de utilizar farinhas brancas, açúcar e arroz branco. Tudo isso precisa ser consumido na forma integral.

Dessa forma, esse tipo de dieta se baseia em consumo de alimentos que não liberam insulina, o que estimula a queima de gorduras.

Desta maneira, é ótimo que as refeições sejam ricas em gorduras boas, como as provenientes do abacate, azeites de oliva, coco, e outros, castanhas em geral  e muitas proteínas, que podem ser ovos, carne e outros.

Frutas também devem ser consumidas com cautela por conta da frutose, que ao ser transformada em açúcar pelo organismo, contraria o conceito da dieta low carb.

Vale lembrar que para conferir mais qualidade às suas marmitas fit, é preciso utilizar produtos de ótima procedência.

Antes de continuarmos, confira esse vídeo completinho com dicas para uma marmitaria de sucesso!

Marmita fit: delivery ou ponto estratégico?

Decidir se vai montar um marmitex delivery ou também com um espaço para atendimento, é uma pergunta que você deve se fazer várias vezes.

As duas opções têm lados positivos e negativos, mas é possível analisar o que é melhor para você.

Há espaço disponível para montar seu estabelecimento de marmita fit próximo a alguma academia?

Se a resposta for sim, pode ser uma escolha certeira! Ainda, é possível criar uma parceria com a academia se ela possuir um bom número de clientes.

Mas, se essa for mesmo a sua decisão, terá que considerar o fato de que é muito mais caro abrir um local para o público.

Precisará adquirir mesas, cadeiras, balcão de atendimento, além do aluguel do espaço, que  ainda pode demandar reformas, investimentos com decoração, entre outras coisas.

Mas se a sua opção for o delivery, você já começa com a vantagem da economia. Nesse caso, ainda pode tentar uma parceria com academias, o que lhe permite alcançar o seu público alvo.

Mas para fazer sucesso nessa categoria você vai precisar de um sistema que te auxilie para que tudo corra bem desde o pedido até a entrega marmitex aos clientes.

Duas marmita fit acompanhada de molhos e talheres de bambu

Tenha o melhor marketing para marmita fit

É comum acharem que o marketing é dispensável para um estabelecimento de porte menor.

No entanto, é nesse caso que ele se torna ainda mais importante, pois tem o poder de potencializar o tamanho do seu negócio.

A identidade visual 

Identidade visual é uma maneira de organizar elementos visuais para que ao ser visto por uma pessoa, ela lembre imediatamente da sua marca. É isso que acontece quando vemos a logo do MC’ Donalds, por exemplo.


Então, uma boa maneira de começar a ter identidade visual é criando uma logo. Este símbolo vai representar o seu negócio.

É por isso que ele precisa passar uma mensagem coerente com a proposta do seu empreendimento.

As redes sociais

Cada vez mais, as redes sociais tomam conta de todos os locais. Por isso, é tão importante que você domine esses espaços.


Para isso, faça um Facebook e um Instagram para o seu empreendimento. 


Assim, você pode aproveitar para compartilhar posts sobre o seu negócio, inclusive dentro de grupos destinados para pessoas com dieta fit. 


Para produzir conteúdo para as redes sociais, você não precisa necessariamente contratar alguém. É possível gerenciar essa questão sozinho, se tiver experiência na área.

Um sistema para restaurantes é o mais importante!

Ter um sistema para restaurante é fundamental para que você consiga atender a todos os pedidos sem confusão e falhas, e ainda por cima, economizando tempo.

O sistema para restaurantes da Saipos reúne todos os pedidos feitos para o seu negócio, integrando os que partiram do iFood, Delivery Direto, Neemo e outros.

Isso é tão importante, porque pode visualizar toda a demanda em uma só tela. Os pedidos ficam organizados de acordo com o horário de solicitação. 

Assim, fica muito mais fácil evitar os atrasos que tanto prejudicam a imagem de um bom delivery.

E não para por aí! O sistema Saipos também te auxilia no controle de estoque e fluxo de caixa, vale a pena conferir!

Mas, para conseguir “aparecer” estando apenas nos apps de delivery, não é tão simples assim. Você terá que investir na sua identidade visual. 

Além disso, essa ferramenta auxilia em todas as etapas do seu processo, desde o atendimento até a emissão das notas fiscais.

Para saber mais é só apertar no banner abaixo e assistir uma demonstração completa do sistema para marmitaria mais completo do mercado!

Baixe: e-Book Conservação de Alimentos