Cardápio digital iFood: o iFood sem taxa?

O que é o cardápio digital iFood?

O cardápio digital iFood é uma ferramenta avulsa do aplicativo que pode ser usada como um menu de autoatendimento.

De maneira simplificada, a plataforma permite que o cliente realize pedidos de maneira digital e interativa, tanto para delivery e take away, quanto para presencial.

O cardápio digital iFood pode, inclusive, ser integrado ao sistema de gestão do seu restaurante, fazendo com que os pedidos sejam automatizados.

Nesse artigo, você entenderá mais sobre:

Antes de darmos continuidade ao tópico, confira como integrar o aplicativo iFood ao seu sistema para gestão de restaurantes Saipos.

Clique no banner abaixo e saiba mais sobre integração com iFood:

Tenha um sistema delivery integrado ao iFood no seu restaurante - Sistema para Restaurante Saipos

Qual a diferença do cardápio digital iFood para o aplicativo?

A princípio, pode soar um pouco confuso diferenciar o cardápio digital do aplicativo, já que, de certa forma, o aplicativo funciona como um menu online interativo.

Mas existem pontos muito importantes que separam ambas opções e vale a pena entender um pouco mais sobre cada uma para escolher o melhor para o seu negócio.

Vender no aplicativo envolve diferentes burocracias e vantagens, que devem ser levadas em consideração caso opte por usar apenas o iFood como meio de venda para restaurante.

Resumidamente, é possível que o cliente te encontre pela plataforma por meio de uma pesquisa rápida de refeição, categoria, localização, entre outros.

Ele também conseguirá ter acesso às avaliações de outros clientes sobre o seu restaurante. Tais como:

  • Quantas estrelas seu estabelecimento tem;
  • Comentários sobre a comida, entrega e atendimento.

Outro detalhe é que o aplicativo iFood poderá recomendar seu restaurante baseado nessas avaliações e até mesmo sugerir que o cliente peça novamente o prato na próxima vez.

No caso do cardápio digital, tudo fica um pouco mais direto e simplificado. Você terá um link disponibilizado para que o consumidor possa ter acesso ao seu menu e realizar o pedido.

Todavia, para acessar o link, ele deverá encontrá-lo por meio de alguma divulgação sua, seja pelo Instagram, Facebook, ou outra forma de propaganda online.

Ainda assim, o cardápio digital iFood é uma ótima maneira de automatizar os pedidos já que possibilita o autoatendimento.

Ou seja, o cliente pode acessar o link para menu online, selecionar o pedido, colocar observações e realizar o pagamento.

Além disso, a solicitação será encaminhada para o software de gestão de pedidos do seu estabelecimento normalmente, podendo ser pago da forma que preferir (cartão, pix ou dinheiro).

Esse tipo de plataforma para pedidos é interessante para donos de restaurantes que objetivem economizar com taxas e oferecer o cardápio para diferentes clientes:

  • Pedidos delivery;
  • Retirada no restaurante (take away);
  • Autoatendimento presencial.

Delivery para cardápio digital

Outra diferença primordial entre o aplicativo iFood e o cardápio digital é a forma de entrega.

É fato que o iFood oferece duas opções para delivery por meio do aplicativo:

  • Entregador iFood;
  • Entregador do restaurante.

E é uma função que pode ser acionada dependendo do pacote de mensalidade do aplicativo que você escolher.

Já para o cardápio digital iFood, não há uma forma própria para entrega no site em si.

A boa notícia é que, além da possibilidade de usar um entregador próprio do seu restaurante, também é possível usar o Entrega Fácil.

O que é o Entrega Fácil?

Se trata de uma solução logística para entregas oferecida pelo iFood. Não está ligado ao aplicativo e funciona como uma empresa de delivery, porém sem taxas (somente o frete, quando usar).

4 Benefícios do cardápio digital iFood

A integração do menu ao sistema para gestão do seu restaurante não é o único ponto positivo dessa plataforma.

1. Controle e divulgação

Você terá controle total do processo do pedido, desde a divulgação até a entrega. Em outras palavras, poderá usar suas próprias estratégias para alavancar as vendas.

Assim, o cliente não precisará baixar um aplicativo para realizar pedidos e consultar as refeições.

2. Atualização automática

Talvez o ponto mais interessante de ter um cardápio digital seja a possibilidade de realizar alterações no menu de maneira imediata.

Essa ferramenta otimiza a experiência do cliente e evita constrangimentos, como, por exemplo, solicitarem um prato que não está disponível no dia.

Ou seja, por não precisar imprimir o cardápio e o acesso ser online, você poderá facilmente acrescentar ou remover refeições, acréscimos e ingredientes.

Além disso, poderá alterar valores, quantidades e disponibilizar promoções sazonais ou vale presentes quando quiser.

3. Livre de taxas

Um ótimo ponto do cardápio digital interativo iFood é que não é cobrada taxas sobre os pedidos.

Por ser uma página do seu restaurante fora do aplicativo usada apenas para autoatendimento e consulta de menu, as divulgações e vendas são sua responsabilidade.

Exatamente por isso, podemos entender que as taxas não são aplicáveis. Todavia, vale ressaltar que existe um valor fixo mensal cobrado caso passe de 100 pedidos.

4. Link fácil e divulgável

O cardápio digital iFood permite que você use o link para estratégias de divulgação.

Digamos, por exemplo, que você realize vendas por meio de uma conta comercial no WhatsApp.

Independentemente de aderir um atendimento automatizado ou não para o primeiro contato, o cliente terá rápido e fácil acesso ao menu para finalizar a compra ao clicar no link.

Aliás, simplificando mais ainda, você pode tranquilamente disponibilizar o seu menu digital nos stories do Instagram, em posts no Facebook, ou até mesmo no Google Ads.

Melhor cardápio para o seu modelo de negócio

Existem vários segmentos de restaurantes, cada um com um propósito e funcionamento específico. Para o cardápio, essa diversificação também deve ser considerada.

Confira, na tabela abaixo, diferentes tipos de cardápio, como funcionam e para qual segmento é indicado (presencial, take away e delivery):

Tipo de cardápio

Como funciona

Segmento adequado

Cardápio impresso

Livreto ou folder individual físico emprestado para o cliente no momento da compra.

Presencial.

Board menu

Cardápio exposto normalmente atrás do balcão como um telão, na televisão, ou em um quadro. Normalmente usado em estabelecimentos de café ou fast food.

Presencial.

Totem de autoatendimento

Menu digital fixo no estabelecimento para realizar autoatendimento.

Presencial e take away.

Cardápio digital interativo integrado

Menu digital disponibilizado de maneira online que permite um autoatendimento remoto, podendo ser usado pelo cliente ou pelo garçom.

Presencial, take away e delivery.

Cardápio virtual e digital: qual a diferença?

Há muitas maneiras de disponibilizar um cardápio. As mais comuns, que podem ser acessadas via smartphone ou tablet, são por meio do virtual ou do digital.

Talvez você esteja se perguntando qual a diferença entre os dois tipos, já que podem parecer ser a mesma coisa, mas vale a pena entender e evitar confusão.

Enquanto o cardápio digital pode ser um autoatendimento integrado com o sistema de gestão do seu restaurante, o cardápio virtual é apenas um arquivo.

Em outras palavras, no virtual, você desenvolve o cardápio por meio de um template e disponibiliza como pdf ou imagem por meio de QR Code ou envio manual nas redes sociais.

Nesse caso, todas as informações atualizadas ou qualquer tipo de alteração será necessário um reenvio de menu para o cliente.

É menos prático porque o atendimento pessoal é indispensável e ainda corre o risco do cliente ter uma versão desatualizada do seu cardápio.

Por isso, você deverá considerar o trabalho extra de um menu virtual vale a pena.

Ou, como já mencionado, preferirá aderir a um cardápio digital integrado com o seu sistema para restaurante para agilizar o atendimento e facilitar o dia a dia do seu estabelecimento.

Facilite seu atendimento

Não é segredo que o digital está tomando conta da humanidade, e uma das grandes estratégias de negócio é simplificar e inovar.

Para isso, vale a pena aderir a um software de gestão para centralizar toda burocracia e gestão da sua marmitaria em um só lugar!

O sistema para restaurante da Saipos é capaz de automatizar e otimizar seu empreendimento.

Oferecemos serviços de alta qualidade e tecnologia, com direito a Integração com os principais apps de delivery do mercado, comanda eletrônica e também controle de estoque!

Confira abaixo algumas funcionalidades do Software da Saipos:

  • Controle financeiro com relatórios em tempo real;
  • Controle de estoque com ficha técnica;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes através de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

Viu quantas vantagens? E tem muito mais! Aperte no banner e veja porquê a Saipos é o melhor sistema para restaurantes do Brasil!

SOLICITE UMA DEMO