O que preciso para fazer bolo caseiro para vender?

Bolo caseiro para vender: conheça esta nova tendência

Se você quer investir no ramo gastronômico, mais especificamente na área de doces, uma excelente opção é fazer bolo caseiro para vender

Apostar nesse tipo de empreendimento pode ser uma ótima ideia: primeiro, pela quantidade de fãs que o doce tem e, segundo, por ser uma sobremesa que se come o ano inteiro!

Para entender como começar um negócio de doces, incluindo os bolos feitos em casa, você vai precisar criar seu plano de negócios, compreender seu público-alvo, elaborar e calcular suas receitas e investir em divulgação.

Com todas essas vantagens em mente, a Saipos preparou para você um guia completo para você começar a fazer bolo caseiro para vender, principalmente para os pedidos que chegam via delivery. Confira o que será abordado:

Aproveite para baixar agora nosso guia para cadastro de restaurante no Google. Assim, você já começa seu negócio com visibilidade! Aperte no banner abaixo.

Como conseguir boas vendas com seu bolo caseiro?

O objetivo de qualquer estabelecimento é ter sucesso com as vendas. Quando o assunto é bolo caseiro, essa máxima não é diferente.

Não vamos chegar aqui e dizer que vai ser simples, porque não vai. No entanto, seguindo as dicas que iremos passar, com certeza o caminho será facilitado. Confira quais serão:

  1. Tenha uma boa receita;
  2. Garanta equipamentos de qualidade;
  3. Faça a gestão dos ingredientes;
  4. Tenha as embalagens corretas; 
  5. Ofereça opções variadas.

São pequenos detalhes que vão fazer toda a diferença no resultado do seu bolo. Vamos passo a passo!

1. Tenha uma boa receita

Quando falamos sobre receita, damos abertura para um mundo de possibilidades. Há quem tenha uma receita do coração, aquela passada de geração a geração, que faz sucesso nas festas de família.

No entanto, há casos em que o futuro empreendedor não conhece nenhuma forma, ou quer aprimorar o seu conhecimento, e está tudo bem. Basta só pesquisar por receitas de bolo caseiro para vender. 

O importante é encantar os seus clientes com um sabor inesquecível! Portanto, não deixe de sempre testar novidades.

2. Garanta equipamentos de qualidade

Uma cozinha basta para fazer um bolo, e disso nós sabemos. Porém, quando falamos de uma grande quantidade de sobremesa, é preciso se preparar em relação à sua produção e armazenamento.

Serão necessários alguns eletrodomésticos e utensílios, como fogão, geladeira, batedeira, liquidificador, tigelas e talheres — entre outros que compõem o mundo da confeitaria.

Com certeza você quer que o seu bolo seja bom. Dessa forma, esses equipamentos precisam ser de qualidade.

E não se engane, isso não significa que devem ser caros! Com uma boa pesquisa no mercado, é possível encontrar opções ótimas e baratas. 

3. Faça a gestão dos ingredientes 

Os ingredientes são a chave para o sucesso da sua receita. Procure sempre utilizar uma matéria-prima de boa qualidade.

Às vezes, produtos de primeira linha podem encarecer o produto. Porém, busque um bom custo benefício de forma que seus clientes fiquem satisfeitos tanto com o preço quanto com o sabor do seu bolo!

Para manter uma boa gestão de ingredientes, você pode adotar as seguintes práticas:

  • Comprar os insumos de forma estratégica;
  • Equilibrar o volume de ingredientes por meio da gestão de controle de estoque.

4. Tenha as embalagens corretas

A embalagem é a primeira coisa que a gente nota quando compramos um produto. Muitos consideram um gasto desnecessário, mas é o detalhe que mais chama a atenção dos consumidores.

Entre todos os benefícios, podemos destacar a segurança com o que o seu bolo será transportado, evitando erros de delivery de doces

Antes de comprar, procure por diversas marcas, em diferentes estabelecimentos, e veja qual das embalagens conversam melhor com os seus produtos.

5. Ofereça opções variadas

Oferecer opções variadas de sabores e tamanhos de bolo caseiro é uma ótima estratégia para conquistar clientes fiéis e aumentar as vendas. 

Além dos sabores clássicos, como chocolate e baunilha, experimente criar opções mais exóticas e sofisticadas, como bolo de pistache ou bolo de frutas vermelhas. 

Disponibilize também opções de tamanhos menores para quem quer experimentar sem comprar um bolo inteiro.

Além de bolo, que tal vender também doces gourmet?

No vídeo abaixo, a Saipos reuniu dicas de novos doces para serem adicionados no seu cardápio e te ajudar a lucrar muito mais.

Como fazer um plano de negócio de bolo caseiro para vender?

Antes de começar a colocar a mão na massa na sua ideia, você precisa parar para fazer o seu plano de negócios. Então, deve estar se perguntando o que isso significa, não é mesmo?

Fazer um planejamento antes de começar a empreender é essencial para que tudo ocorra da melhor maneira possível, e de forma organizada. 

Nesse momento, é interessante listar todos os seus objetivos profissionais e as realizações que você busca com o seu novo negócio. O foco é onde deseja chegar!

Sem o planejamento, poderá acabar ignorando alguns detalhes e passando por cima de etapas que são extremamente importantes.

Esses passos, por sua vez, podem trazer consequências financeiras ruins. Portanto, atenção para as dicas e comece a trabalhar estrategicamente no seu plano de negócios!

Entenda qual o seu público-alvo

Quase todo mundo gosta de comer bolo, como lembramos acima. Apesar de ser uma das melhores ideias de doces para delivery, isso não significa que todas as pessoas fãs deste famoso doce vão ser o seu público-alvo.

Entenda qual será o seu possível público para que a sua divulgação seja a mais assertiva possível. 

Quanto mais contato você tiver com o seu cliente em potencial, melhor compreenderá seus desejos e sua forma de consumo.

Por meio de uma pesquisa, defina a faixa etária, o gênero e a renda dos seus clientes. Dessa forma, você consegue aproveitar melhor os seus espaços para divulgar o seu trabalho!

Além disso, compreender onde seu cliente está pode estimular a criação de promoções voltadas para determinados locais. Isso é possível com a venda por geolocalização. Temos um material sobre o assunto! É só apertar no banner para baixar!

Saiba calcular  o preço dos bolos

Começar a produção de bolo caseiro para vender demanda que você saiba calcular o preço dos produtos alimentícios.

Dessa forma, conseguirá saber exatamente quanto cobrar para obter um lucro sobre as suas vendas. Pode parecer difícil no princípio, mas vamos por etapas. 

Você começa calculando os seus gastos fixos, que não variam muito de um mês para o outro, como a luz, o gás, a internet, o aluguel e o material de limpeza.

Depois, os custos variáveis, que são os materiais e ingredientes são utilizados para fazer os doces, além da embalagem. Então, falta determinar o quanto será a sua remuneração.

Apesar de parecer assustador, não é preciso ter medo. A Saipos preparou uma planilha de custos de doces para auxiliar você nessa etapa! Aperte no banner abaixo para baixar!

Como montar um cardápio de bolo caseiro para vender?

Não se desespere na hora de montar o seu cardápio. Aqui, devemos lembrar que menos é mais: oferecer muitas opções pode confundir o seu público e dificultar o seu trabalho na doceria delivery.

Com um menu mais enxuto, você se organiza melhor durante a produção. Além disso, a clientela consegue ver o cardápio inteiro com atenção.

Diminuir a quantidade de tipos de bolos também pode ser uma boa ideia para utilizar os mesmos ingredientes de diversas formas. Você diminui o desperdício de ingredientes e economiza na matéria-prima! 

Para escolher as estrelas do seu cardápio, tente responder a estas perguntas: 

  • Quais são os bolos que você gosta de fazer?
  • Quais deles fazem mais sucesso?
  • Quais deles têm os menores custos para serem produzidos?
  • Quanto tempo eles levam para serem feitos?

Uma excelente maneira de responder essas perguntas é através dos relatórios de desempenho. 

Eles indicam qual bolo vende mais, qual custa mais para ser produzido, entre outras coisas, que com certeza irão influenciar a sua escolha das estrelas do cardápio.

Esses relatórios podem ser feitos manualmente, mas a melhor opção é tê-los automatizados através de um bom sistema de gestão, como o da Saipos.

bolo caseiro para vender - saipos

Como divulgar os seus bolos caseiros? 

A sua divulgação deve ir além do bom e velho boca a boca. Os seus dons culinários podem ser um grande assunto entre os seus amigos e familiares, mas não fique dependendo somente disso.

Parte da preparação de um negócio envolve o trabalho de espalhar a palavra da sua marca e dos seus produtos. Afinal de contas, a propaganda é a alma do negócio.

Estudar o marketing para doceria pode ser um grande desafio para quem está iniciando no mundo da gastronomia, mas tenha certeza de que valerá a pena.

Confira abaixo algumas das dicas que separamos para você!

  1. Explore as redes sociais;
  2. Tenha um bom blog;
  3. Participe de feiras e eventos;
  4. Faça parcerias.

1. Explore as redes sociais

Não é mais surpresa para ninguém quando falamos sobre o potencial de vendas que as redes sociais, como o Instagram, o Facebook e o TikTok têm.

Por isso, apostar na criação de um perfil da sua marca para mostrar as suas delícias ao mundo virtual é mais que obrigatório.

Segundo dados do relatório Social Media Trends 2018, 94,4% das empresas já estão nas redes sociais.

Busque inspirações em perfis do seu nicho, aposte em fotos criativas e comece a divulgar o seu trabalho. Dessa forma, você atinge o seu público-alvo dentro das suas plataformas preferidas!

Confira dicas para utilizar o seu Instagram da maneira correta:

Ferramenta

O que fazer?

Reels

Utilize o Reels para fazer alguma brincadeira (ou meme) com os itens do seu cardápio. A ideia é fazer algo que viralize.

IGTV

Já no IGTV, cabem vídeos maiores, então, vale a pena algum vídeo ensinando alguma receita.

Stories

Nos Stories, você pode postar sobre os bastidores do preparo dos produtos. Também é interessante realizar interações com os clientes.

Feed

No Feed, você pode adicionar vídeos e fotos dos seus produtos, focando nos detalhes e nos seus diferenciais.

A Saipos tem um material essencial para você divulgar seu restaurante. Aperte no banner abaixo para saber tudo!

2. Tenha um bom blog

O blog pode parecer uma ideia ultrapassada, mas ainda é o maior gerador de tráfego para muitos sites. Utilizar um site para divulgar o seu negócio demonstra seriedade e a busca de crescimento no mercado.

Ao unir o seu site e um blog no mesmo lugar, além de demonstrar profissionalismo, você também facilita a vida do seu cliente!

Leia: manual completo de marketing digital para restaurantes.

3. Participe de feiras e eventos

A divulgação offline também é muito importante! Participar de feiras e eventos possibilita uma maior proximidade e interação com os consumidores, que podem se tornar futuros clientes fiéis da sua marca.

Um ponto positivo é a grande circulação de pessoas que costumam frequentar esse tipo de evento. Os fãs do seu nicho vão passar a conhecer e, quem sabe, te indicar para outras pessoas!

Por isso, também invista em mídia off-line, com flyers, posters, outdoors e anúncios em rádio e tv.

4. Faça parcerias

Parcerias, como o próprio nome diz, são benéficas para ambos os lados que participam dela. Então, pode ser uma boa estratégia! 

Você pode tentar uma parceria com um famoso que representa bem o rosto da sua marca. Ou, então, você tem a possibilidade de optar por uma integração entre alguma outra empresa cujos valores combinem com o seu negócio.

As possibilidades são infinitas! Por isso, devem ser analisadas com carinho e, por fim, testadas no momento certo.

Por onde começar a cuidar da gestão do seu negócio? 

Já está com tudo pronto para iniciar o seu trabalho, mas ainda se sente perdido quanto a parte de gestão de restaurante? Não se preocupe, nós podemos ajudar!

A Saipos é uma tecnologia voltada para o food service e estamos à serviço do ramo gastronômico com as soluções mais modernas.

Quando o seu negócio estiver preparado, o inserimos no mundo digital, disponibilizando benefícios para otimizar e automatizar seus processos.

Dessa maneira, temos um sistema de gestão completo, intuitivo e robusto, com diversas soluções criadas para otimizar a sua rotina. Com ele, você e sua equipe terão um desempenho muito melhor, aumentando a produtividade!

Além disso, temos recursos para a operação, como:

  • Sistema PDV;
  • Controle de estoque;
  • Check in do entregador;
  • Display de entregadores;
  • Saipos Garçom;
  • Dashboard de franquias;
  • Monitor KDS;
  • Controle financeiro;
  • Relatórios de produtividade;
  • Fornecedores;
  • DRE.

Está esperando o que para se juntar a outros milhares de restaurantes e fazer parte da Saipos? Aperte no banner e agende agora mesmo uma demonstração grátis com um de nossos consultores!

Baixe: 8 passos para utilizar o pedido online